Pular para o conteúdo

Durante palavra livre, vereador faz sérias críticas à administração municipal

    O vereador Luciano Costa fez sérias críticas à administração municipal durante uso da palavra livre na sessão de ontem, terça-feira, 18, da Câmara de Corumbá. Abordou vários temas, alguns já discutidos anteriormente como a falta de medicamentos na rede pública de saúde, atendimento paralisado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ausência de um gestor nas praças públicas, a entrega dos kits escolares, e questionou a capacidade de planejamento do Executivo para evitar os problemas que estão ocorrendo.

    Lembrou o índice alarmante de gastos com pessoal (folha de pagamento), que é de 53,36%, bem próximo do índice de alerta que é de 54%, e que pode acarretar sérios problemas para cidade, como redução e recorte de repasses por parte do Governo Federal, por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

    “São assuntos que estamos abordando já há algum tempo, mas o que me chamou a atenção agora, foi que chegou ao meu conhecimento a realização de uma blitz educativa da cultura de paz. “É um nome lindo, queriam levar nossas crianças para distribuir panfletos nas ruas”, ironizou.

    Luciano informou que, ao tomar conhecimento da campanha, buscou um posicionamento da comandante da Polícia Militar de Corumbá, tenente-coronel Letícia Raquel Lopes Ramos, sobre o assunto, e recebeu como resposta que “a Polícia militar não iria atender tal solicitação pois não aconselhava em hipótese alguma, a exposição de crianças em via pública e nem na parte exterior das escolas nesse momento”.

    O vereador encaminhou inclusive um vídeo para os demais pares do Poder Legislativo, de crianças realizando a blitz, indo contra todos os protocolos de segurança determinados pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, diante dos últimos acontecimentos ocorridos em estabelecimentos de ensino pelo País.

    Questionou o fato do prefeito que, antes de autorizar a realização dessa campanha, “deveria ter conversado com as autoridades competentes do setor de segurança pública, evitando expor as crianças”, enfatizou, lembrando que as forças de segurança pública continuam atuando, visando combater a violência dentro e fora dos estabelecimentos de ensino.

    “Há todo um planejamento envolvendo policiais militares, civis, bombeiros, para combater situações como ocorreu em Blumenau. Isso é planejamento com inteligência, planejamento que, infelizmente, falta aqui”, ressaltou.

    TRÂNSITO

    Na mesma sessão, Luciano solicitou ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, a implantação de uma rotatória na Avenida Gaturama, na entrada para o Bairro Previsul. Disse tratar-se de uma região com grande fluxo de veículos e a rotatória visa propiciar maior segurança no trânsito.